Paróquia Santo Antônio de Cambé – Matriz

O decreto de criação da Paróquia Santo Antônio de Cambé (PR) foi assinado em 1º de novembro de 1942 por dom Ernesto Paula, 2º bispo de Jacarezinho (PR). Até então pertencia à Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Londrina (PR), cuja igreja matriz é a atual catedral metropolitana.

Antes mesmo de se tornar Paróquia, quando, ainda nos anos 1930, as celebrações eram realizadas em uma pequena capela construída de madeira, a comunidade católica já havia dedicado o vilarejo, que se chamava Nova Dantzig, a Santo Antônio de Pádua, hoje padroeiro do município.

A devoção local ao santo começou com os primeiros imigrantes europeus – a maioria italianos – que chegaram no início da colonização. Com eles, veio uma pequena imagem, que foi entronizada na capela.

Com orientação dos padres alemães da congregação Palotina (Sociedade do Apostolado Católico – SAC), primeiros missionários a evangelizarem no Norte do Paraná, a comunidade católica foi oficialmente dedicada a Santo Antônio de Pádua.

Desde que foi criada, os palotinos administram a Paróquia. Pertence-lhes Ad nutun apostolicae sedis. O que significa que sua administração não pode ser tirada da Sociedade do Apostolado Católico sem autorização do papa.

O primeiro pároco foi Lourenço Neumer, SAC, nomeado por D. Ernesto e tomou posse em 29 de novembro de 1942. Estruturou a Catequese e alguns movimentos, criou capelas rurais e iniciou a construção da nova Igreja Matriz. O lançamento da pedra fundamental foi em fevereiro de 1945.

Padre Symphoriano Kopf, SAC, foi o terceiro pároco e o padre que mais tempo aqui permaneceu: 24 anos. De agosto de 1951 até sua morte, em dezembro de 1975. Além de grande evangelizador, foi responsável por importantes obras. Entre elas, a conclusão da igreja matriz, as construções do Lar Santo Antônio, do Asilo dos Idosos, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e da Santa Casa de Misericórdia.

A Paróquia foi crescendo, as comunidades urbanas e rurais sendo formadas com suas capelas, e, no todo, pastorais, movimentos e serviços se avolumando. A cidade também cresceu, a “Igreja Mãe”, a “Paróquia Mãe”, foi se desmembrando e, dela, nasceram outras sete paróquias. A sede da Paróquia Santo Antônio permanece no Centro, com a Igreja Matriz no ponto mais alto de Cambé. Pertencem a ela, atualmente, quatro comunidades urbanas e uma rural.

Igreja Matriz  

A Igreja Matriz tem uma bela arquitetura externa e interna, no estilo neo-românico, com arcos interiores e três naves ladeadas por vitrais confeccionados na década de 1950 pelas empresas Galliani e Zucca, de São Paulo (SP), com assinatura do artista sacro Bernard Heise.

Quando da restauração da igreja, no início dos anos 2000, um especialista da área os classificou como dos mais perfeitos artisticamente e fabricados com material de alta qualidade.

Os vitrais são verdadeira catequese bíblica. Relatam, por meio das imagens, um pouco da História da Salvação.

Na lateral superior, à direita da nave central, estão, na sequência, cenas  do Gêneses, a criação do mundo, no Antigo Testamento. 

No alto, à esquerda, passagens do Novo Testamento, na Sagrada Escritura, refletem a Salvação. Vão de Jesus crucificado até a ascensão.  

Os vitrais instalados dos dois lados na parte inferior da matriz relatam episódios da vida e milagres atribuídos a Santo Antônio de Pádua.

 À frente, à direita, o vitral retrata Nossa Senhora da Conceição, rodeada de anjos, com os pés sustentados em meia lua. À esquerda, o Sagrado Coração de Jesus.

Junto ao presbitério, no alto, são retratados alguns dos profetas. Embaixo, estão São Tarciso e Santa Cecília. 

Relíquia de Santo Antônio

A Paróquia guarda, em definitivo, uma relíquia de Primeiro Grau de Santo Antônio de Pádua. Trata-se de massa corpórea do padroeiro, enviada pelo Santuário de Pádua, Itália, onde estão os restos mortais e a língua intacta de Frei Antônio.

A relíquia foi entronizada na Igreja Matriz no domingo, 10 de novembro de 2019, durante missa solene, às 10h30. Está exposta em um nicho, junto ao batistério, aberto à visitação.  

A iniciativa de solicitar a relíquia foi do pároco, padre Cristiano de Jesus, SAC, com apoio do arcebispo da Arquidiocese de Londrina, D. Geremias Steinmetz. 

Festa de Santo Antônio

A festa em louvor a Santo Antônio é realizada na paróquia desde o início dos anos 1930. É uma das mais tradicionais festas religiosas a ele dedicada no Paraná. Tem as partes religiosa e social.

Pelo religioso, tem a Trezena, um período de preparação espiritual para os festejos, com missas e pregações sobre a vida do padroeiro nas treze noites que antecedem o Dia de Santo Antônio, 13 de junho.

As atividades em louvor ao padroeiro têm inicio às 6 horas, com  Alvorada Festiva. Às 8h e às 12h, são celebradas missas com bênção dos pães e às 18h missa solene seguida de procissão pelas ruas centrais da cidade. 

No social, tem quermesse que, nos finais de semana e feriados do mês de junho, reúne famílias  no Centro de Eventos, ao lado da Igreja Matriz, para saborear comidas e bebidas típicas ouvindo boa música ao vivo.

Na festa do padroeiro também tem o folclórico Bolo de Santo Antônio “recheado” de medalhinhas. Nos últimos anos foram 14 mil pedaços. 35% deles com as peças do santo no interior. A procura é grande, tanto por pessoas de Cambé, quanto de cidades da região.