Comunidade Santa Teresinha

Santa Teresinha do Menino Jesus, na Vila Mesquita, é a primeira comunidade urbana da Paróquia Santo Antônio de Cambé (PR). A capela começou a ser construída no final de 1963, num terreno doado pela loteadora do bairro. A obra foi concluída graças ao esforço e à dedicação dos moradores locais, que trabalharam voluntariamente no sistema de mutirão, arrecadaram prendas e fizeram promoções para juntar dinheiro e comprar material de construção. Altar, bancos, cruzeiro, sinos foram doados. Na época não havia dízimo.

A primeira missa foi celebrada no ano seguinte e presidida pelo pároco de então, padre Symphoriano Kopf, SAC, numa capela ainda em construção. Mesmo em obras, várias pastorais já atuavam, entre elas a Catequese, e tinha missa uma vez por mês.

Em outubro de 1966 aconteceu na Paróquia as Santas Missões Redentoristas. A comunidade Santa Teresinha recebeu dois padres, que ficaram hospedados em casas de fiéis. Fomentaram inúmeras atividades, com destaque para a legitimação de 20 casais que viviam juntos sem contrair matrimônio.

Pouco depois foram construídos a varanda da capela, o salão de madeira, as salas de Catequese e o pátio recebeu pavimentação. Em 1997, o artista plástico Laerte Rodrigues reproduziu na parede do presbitério o ícone do “Ressuscitado”. Em agosto do mesmo ano, celebrando o centenário da morte de Santa Teresinha do Menino Jesus, foi entronizado o sacrário durante missa solene.

Com a formação da primeira equipe de liturgia, as missas passaram a ser rezadas duas vezes por mês em dias de semana e aos sábados celebração da palavra. Por conta do surgimento de novos bairros na região, e o consequente crescimento populacional, as missas na Santa Teresinha foram transferidas para os domingos, às 8h30. A pequenina capela não acomodava mais as pessoas. Foi demolida em 2008 e, no lugar, novamente graças ao empenho comunitário, surgiu um novo templo, com parte do antigo preservada, como, por exemplo, a parede com o ícone do “Ressuscitado”, que hoje fica no espaço reservado aos músicos.

A capela reconstruída abriu as portas aos fiéis em 22 de dezembro de 2013, com missa às 8h30 presidida pelo pároco da época, padre Amaury José Domingues, SAC. Era também a festa dos 50 anos da comunidade.

Centro Catequético

No momento a comunidade Santa Teresinha, com suporte do atual pároco, padre Cristiano de Jesus, SAC, está unida na construção do Centro Catequético. Um complexo com salão comunitário destinado a reuniões, formações e festas; salas de Catequese, ampla cozinha e banheiros. A obra se encontra em fase intermediária, é realizada no sistema de mutirão por voluntários. O dinheiro para a aquisição de material é proveniente de doações e do dízimo.

Atividades religiosas   

A comunidade Santa Teresinha atualmente oferece vasta programação religiosa e promove uma importante ação devocional.

– Missas: domingo, 8h30 e primeira sexta-feira do mês, 20h

– Celebração da Palavra: nas demais sextas-feiras, 20h

– Novena de Santa Teresinha: diariamente, 15h

– Adoração ao Santíssimo Sacramento: terça-feira, 20h

– Grupo de Oração Jesus Vive (RCC): quarta-feira, 20h

– Grupo e Oração I Lummi (RCC): domingo, 18h

– Oração das mil Ave-Marias: primeiro sábado do mês, 6h

Festa da padroeira

Santa Teresinha do Menino Jesus é festejada no dia 1º de outubro. Todos os anos, nesse período, a comunidade promove novena em preparação espiritual para a festa da padroeira, encerrando sempre num sábado. No domingo, às 8h30, é celebrada missa solene em louvor a Santa Teresinha, com procissão nas ruas do entorno da capela.   

Devoção à Divina Misericórdia  

É destaque na Santa Teresinha o culto devocional à Divina Misericórdia. Nasceu na comunidade em 1997 e ganhou dimensão.

Todos os anos é realizada na capela a Novena da Divina Misericórdia, que tem início na Sexta-feira Santa, término no primeiro sábado após a Páscoa e missa solene no domingo, Dia da Divina Misericórdia.

A cada ano, um padre convidado é responsável pela pregação do retiro, realizado em dois dias, sábado e domingo.

A Festa da Divina Misericórdia foi oficializada pelo papa João Paulo II em 2000. A comunidade Santa Teresinha deu início à devoção três anos antes. Pastorais            

Atuam na comunidade as seguintes pastorais e movimentos: Apostolado da Divina Misericórdia, Apostolado da Oração, Catequese, Comissão Econômica, Comissão de Eventos, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Grupo de Adoradores, Grupo de Coroinhas, Grupo de Oração I Lummi, Grupo de Oração Jesus Vive, Grupos Bíblicos de Reflexão, Mãe Rainha, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Ministério de Música, Missões Populares, Pastoral da Acolhida, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Liturgia, Pastoral da Saúde, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar e Vicentinos.

Casal coordenador

Romildo Francisco Lopes

Maria de Lourdes Melo Lopes

Endereço

            Capela Santa Teresinha

            Rua Florianópolis, S/N

            Vila Mesquita